10-09-2020
Com a missão de reduzir os impactos sociais e econômicos, além de apoiar autoridades no combate à COVID-19, a Toyota e a Fundação Toyota do Brasil anunciam nessa semana mais uma série de doações. No total são mais de 25 toneladas de alimentos, 28.000 máscaras de proteção, capacitação de docentes para ensino a distância e subsídios que continuem garantindo renda para comunidades locais.
Secretarias dos municípios onde a montadora mantém operação – São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP) e Guaíba (RS), receberão 17 toneladas de alimentos para doação às famílias de maior vulnerabilidade social.
Com apoio da Uni Arte Costura e a ASCA, cooperativas de costureiras que têm parceria com a Toyota no Projeto ReTornar, serão confeccionadas mais de 8.000 máscaras de tecidos para atender as necessidades das cidades. O ReTornar é um projeto perene da montadora, enraizado no conceito de economia circular: a marca destina materiais de tecido que seriam descartados para as costureiras cooperadas reaproveitarem e produzirem, para revenda, novos itens.
Apoio regional
O apoio da Fundação Toyota abraça, também, comunidades de outras regiões do País.
No Nordeste, por exemplo, onde a Fundação desenvolve o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, a entidade está financiando uma série de medidas, olhando, principalmente, para os profissionais que vivem da economia e do turismo de base comunitária. No total, 460 famílias serão atendidas com doação de alimentos e produtos de higiene. A Oficina Peixe-boi e Arte, empresa de artesanatos, receberá uma carta de crédito para manutenção de suas atividades no período de quarentena.
Na Colônia de Pescadores de Tamandaré (PE), a Fundação Toyota reverterá verba para adequações sanitárias, a fim de possibilitar aquisição de selo de Inscrição Municipal, o que permite armazenagem e vendas de produtos em maior escala. Profissionais da pesca receberão uma capacitação com práticas de manipulação de alimentos de maneira mais adequada. Ainda no município pernambucano, mais de 20 mil máscaras laváveis serão produzidas e doadas para a comunidade.
Na região Sudeste, o Projeto Águas da Mantiqueira, parceria entra a Fundação Toyota e a Fundepag, 200 cestas básicas serão entregues para famílias do município de Santo Antônio do Pinhal (SP). Para a continuidade das atividades das Escolas Públicas do Ensino Fundamental de Santo Antônio de Pinhal, Sapucaí-Mirim (MG) e Gonçalves (MG) a entidade auxiliará na criação de três redes de comunicação a distância:
Cada grupo irá estruturar o conjunto das atividades de educação a distância (roteiros pedagógicos), que darão suporte aos alunos durante a quarentena.
“Estamos monitorando o cenário, dia após dia, para tomarmos decisões que possam contribuir de maneira efetiva para atenuar o momento desafiador que as pessoas estão enfrentando. Nossas ações reforçam nosso valor mais fundamental: o respeito pelas pessoas”, explica Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Campanha de arrecadação financeira
A Fundação Toyota do Brasil abriu na última semana uma campanha de doação financeira para pessoas físicas que querem ajudar. O valor arrecado também será destinado à compra de cestas básicas e produtos de higiene e doados às comunidades com mais necessidade.
Serviço:
Doe R$ 30,00, R$ 60,00 ou R$ 90,00
Dados para Transferência:
Conta da FTB
Bradesco (237)
Ag. 2372
CC: 6385-1
CNPJ: 10.799.981/0001-32
Enviar comprovante e CPF para o e-mail: icampesi@toyota.com.br .
O envio de comprovante e número de CPF são fundamentais para emissão de recibo que possibilitará abatimento no Imposto de renda do doador.
Doações em março
As novas doações entram na lista de outras iniciativas já anunciadas pela marca no fim de março, com adaptação de quatro Hilux em ambulâncias para servir o sistema de saúde pública do Estado de São Paulo, além do fornecimento de 30 mil frascos de álcool gel ao Governo Paulista.
Em processo de transformação, os carros adaptados devem estar disponíveis ao poder público no início de maio, e devem ser destinados para operações de campo nas cidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba, locais onde estão instaladas as fábricas da empresa no Estado.
Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, visite www.toyotaimprensa.com.br.
A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 6.000 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.toyota-global.com e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.
Há 11 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. Além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira.
Na área da educação, a Fundação Toyota do Brasil aplica uma metodologia exclusiva da montadora em órgãos públicos e em ONGs a fim de reduzir o consumo de recursos naturais por meio do projeto Ambientação.
Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.
Informações à Imprensa
Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Rafael Borges – Chefe de imprensa (11) 4390-4177 – raborges@toyota.com.br
Leandro Volcov – (11) 4390-4094 – lvolcov@toyota.com.br
Toyota do Brasil – Solicitação de veículos para testes
Danielle Morim – (11) 4390-5720 – dmorim@toyota.com.br
RPMA Comunicação
Fernando Irribarra – (11) 97418-3710
fernando.irribarra@rpmacomunicacao.com.br
Tamyres Scholler – (11) 99512-5836
tamyres.scholler@rpmacomunicacao.com.br
Allan Carneiro – (11) 97223-9581
toyota@rpmacomunicacao.com.br
Tel.: 11 5501-4655
www.rpmacomunicacao.com.br
Informações à imprensa | Fundação Toyota do Brasil
Thais Rebequi – Analista de Comunicação – trebequi.blues@toyota.com.br
TECERE | Gestão da Comunicação
Thays Aldrighe – thays@tecere.com.br
Dani Massone – danieli@tecere.com